NOVA OLINDA DO NORTE


A história do nome do município tem algumas versões, mas a mais conhecida é que o nome Nova Olinda do Norte originou-se de Olinda, denominação da propriedade de Fulgêncio Rodrigues Magno, comerciante no Paraná do Urariá, e da expressão do Norte, acrescentada pelo Governador do Amazonas, Plínio Ramos Coelho, ao criar o município.

Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, o município de Nova Olinda do Norte foi criado, com território desmembrado dos municípios de Maués e Itacoatiara, com sede na localidade de Nova Olinda do Norte, elevada à categoria de Cidade.
Habitavam primitivamente a região, os índios: Turás, Muras, Mundurucus e outros.

A historia de Nova Olinda do Norte, está estreitamente ligada a exploração do petróleo do Amazonas.

No dia 13 de maio de 1955 jorrou petróleo em Nova Olinda. O Governador Plínio Coelho apareceu nas primeiras páginas dos jornais brasileiros com o seu terno de linho branco tingido com o petróleo que jorrou do poço pioneiro 1-NO-1-AM, da PETROBRAS. Nova Olinda ficou conhecida como a cidade do petróleo e chegou a ser visitada por dois Presidentes da República – Café Filho e Juscelino Kubitschek. Outras cinco perfurações foram feitas nas proximidades do poço pioneiro, nos dois anos que se seguiram a essa data histórica. O período de euforia e esperança teve, no entanto, curta duração. O petróleo voltou a jorrar no poço 2-NO-AM , mas a PETROBRAS, acatando argumento do famoso Relatório Link, alegou que o hidrocarboneto da região não tinha valor comercial e determinou o fechamento dos poços.

Em 31.01.1956, deu-se a instalação do município de Nova Olinda do Norte

Hoje, a cidade tem cerca de 30.696 habitantes, segundo dados do Censo 2007 do IBGE.
A economia é maioria primária, principalmente a agricultura de subsitência. A cidade também possui um assentamento do INCRA denominado Paquequer. Onde centenas de famílias lavram a terra para seu sustento.

Deixe um comentário